CRÉDITO ICMS CTE TO...
 
Notifications
Clear all

CRÉDITO ICMS CTE TOMADO

3 Posts
2 Usuários
2 Reactions
46 Visualizações
Posts: 45
Topic starter
(@keven-lucas)
Estimable Member
Entrou: 1 ano atrás

Prezados(as), bom dia.

Estou com algumas dúvidas em relação à apropriação de crédito de ICMS destacado no CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) na tomada do serviço por uma empresa enquadrada no Lucro Real e contribuinte do ICMS. As dúvidas são:

  1. Existe alguma restrição ou tratamento diferenciado quanto ao crédito do ICMS do CT-e quando o serviço de transporte estiver vinculado a uma nota fiscal de produto sujeito à substituição tributária (ST) em comparação com produtos tributados normalmente?

  2. Em aquisições interestaduais com alíquota de 12%, é possível aproveitar o crédito do ICMS do CT-e integral, mesmo quando o destinatário está credenciado ao crédito outorgado, conforme regras do Estado?

  3. Caso a transportadora emitente utilize o crédito outorgado de 20% (informado nas Informações Complementares do CT-e), é possível ainda assim tomar o crédito do ICMS destacado no CT-e, ou do crédito destacado em campo próprio?

2 Respostas
Posts: 45
Topic starter
(@keven-lucas)
Estimable Member
Entrou: 1 ano atrás

??

Responder
Posts: 1792
(@foss)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

1 - ICMS destacado em CT-e, referente a transporte de mercadorias sujeitas a incidência do ICMS por substituição tributária, não gera direito a crédito ao tomador do serviço, veja o disposto no inciso II e § 1º do Art. 116 da parte geral do RICMS/MT, exceto se o contribuinte for credenciado à efetuar a retenção e recolhimento do ICMS-ST em suas saídas. Ex.: Substituto tributário interno, credenciado nos termos da Portaria 209/2019 em relação às entradas interestaduais;

2 - Quando devido, o crédito será limitado ao percentual máximo de 7%, de acordo com os termos do Anexo XVII do RICMS/MT;

3 - Quando devido, o contribuinte poderá apropriar o valor destacado no documento fiscal, considerando o destaque no valor correto, observado o limite dos 7% se for o caso.

-Vejas as regras gerais do direito e apropriação do crédito nos Artigos 99 a 125 da parte geral do RICMS/MT.

 

Responder
Compartilhar: