Agência Fazendária Virtual
.::Serviços::.
|--> EFD
---> IPM
|--> IPVA
---> ITCD
|--> TACIN


.::Informações::.
---> CNAE
|--> PMPF


.::Enquete::.
Com qual freqüência você (contribuinte/contador) procura à Agência Fazendária ou USC?
Semanalmente
Quinzenalmente
Mensalmente
Raramente
Resolvo tudo on-line


Resultados
.::Newsletter::.



 
.:: Sefaz/MT - Notícias ::.

Cancelamento extemporâneo de NF-e estará disponível em agosto

A partir de 01 de agosto, contribuintes mato-grossenses que perderem o prazo de duas horas para efetuar o cancelamento de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) terão à disposição o Cancelamento Extemporâneo, que poderá ser realizado depois de duas horas e até o dia 10 do mês subsequente àquele em que foi concedida a Autorização de Uso da NF-e. A nova sistemática encontra-se disciplinada nos artigos 18-D a 18-K, introduzidos na Portaria Nº 163/2007 pela Portaria Nº 136/2014.

Ao contrário do que ocorria na anulação da NF-e, a adoção desse procedimento acarretará o efetivo cancelamento do documento fiscal na base de dados, tanto da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), como do ambiente nacional.

Poderá ser objeto de cancelamento extemporâneo NF-e de entrada ou de saída, desde que não tenha havido circulação da mercadoria. Os procedimentos, em todas as suas fases, devem ser realizados exclusivamente pelo interessado, mediante acesso ao endereço eletrônico: htpp://www.sefaz.mt.gov.br/acessoweb/login/LoginUsuarioContribuinte.jsp, selecionando, no menu principal, a opção Nota Fiscal Eletrônica, seguida da opção Pedido de Cancelamento Extemporâneo.

Conforme consta na citada Portaria, além de outros requisitos necessários à análise do pedido, o interessado deve observar os prazos específicos para cada fase: protocolo do pedido na web até dia 10, pagamento do Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT) relativo à Taxa de Serviço Estadual (TSE) até o dia 13, e efetivação do cancelamento extemporâneo, mediante envio dos arquivos XML, até o dia 14, sendo que todas as datas se referem-se ao mês subsequente àquele em que foi concedida a Autorização de Uso da NF-e.

Observa-se que para a transmissão dos arquivos XML para a efetivação do cancelamento extemporâneo, deve-se utilizar a funcionalidade disponível no sistema emissor de NF-e adotada pelo contribuinte, da mesma forma como ocorre na hipótese de cancelamento normal dentro de duas horas.

Processos que tratam de pedido de anulação de NF-e

Em função da implantação do cancelamento extemporâneo, a partir de 01 de agosto não serão mais aceitos processos físicos ou eletrônicos que tenham por objeto pedido de anulação de NF-e, tendo em vista a revogação dos arts. 18-A a 18-C-2 da Portaria N° 163/2007 e que disciplinavam os procedimentos de anulação de NF-e.

Para mais detalhes, inclusive quanto à escrituração dos documentos cancelados, recomenda-se a leitura completa dos artigos da Portaria 163/07. Esclarecimentos adicionais sobre regras da legislação relacionadas à NF-e também podem ser obtidos no Plantão Fiscal: (65) 3617-2900, ou e-mail: nfe@sefaz.mt.gov.br.

Dúvidas sobre Funcionamento Técnico de Aplicação/Certificação Digital devem ser encaminhadas para a Central de Serviço (todos os dias): (65) 3617-2340 ou e-mail atendimento.ti@sefaz.mt.gov.br.
 
Versão para impressão!   Enviar Notícia!
Enviada por: ASC/GNFS/SUIC/SEFAZ-MT em 23/07/2014 16:51:31
E-mail: Ouvidoria
Sexta, 20 de setembro de 2019  


















Carta de Serviços ao Cidadão








Licitação Profisco


Portal Nota Fiscal Eletrônica


Login FIPLAN


Fale conosco


Sistema de Informações Gerenciais do Governo de MT














Serviços INDEA















 
Av. Historiador Rubens de Mendonça nº. S/n - Centro Político Administrativo
Cep. 78049-936 - Cuiabá-MT Fone: (65) 3617-2900
© Copyright 2004. SEFAZ-MT - Todos os direitos reservados