Agência Fazendária Virtual
.::Serviços::.
|--> EFD
---> IPM
|--> IPVA
---> ITCD
|--> TACIN
`--> UPF/MT


.::Informações::.
---> CNAE


.::Enquete::.
Com qual freqüência você (contribuinte/contador) procura à Agência Fazendária ou USC?
Semanalmente
Quinzenalmente
Mensalmente
Raramente
Resolvo tudo on-line


Resultados
.::Newsletter::.



 
.:: Sefaz/MT - Notícias ::.

Sefaz disponibiliza relação de contribuintes que serão credenciados para emissão da NF-e

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT) disponibilizou em seu Portal da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) a relação de contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que serão credenciados automaticamente (de ofício) como emissores do documento fiscal eletrônico a partir de 1º de abril. Tais contribuintes não poderão mais, a partir desta data, emitir notas fiscais em papel modelos 1 e 1A.

No Estado, 12.107 contribuintes serão credenciados de ofício e deverão, necessariamente, adotar a sistemática eletrônica daqui a menos de um mês. Eles integram os segmentos econômicos enquadrados pelo Governo de Mato Grosso como obrigados a aderir ao projeto a partir de 1º de abril. Mesmo que não tenham feito o credenciamento voluntário no portal estadual de produção da NF-e, tais contribuintes estarão credenciados automaticamente (de ofício) a partir daquela data.

Entretanto, caso algum contribuinte não esteja relacionado para ser credenciado de ofício na lista divulgada no portal da Sefaz/MT e tenha de aderir à sistemática em razão das operações ou atividades que desenvolve, deve solicitar credenciamento ao encaminhar requerimento à Gerência de Notas Fiscais de Saídas (GNFS) da Secretaria de Fazenda.

Da mesma forma, os contribuintes que estejam relacionados para serem credenciados de ofício na lista divulgada pela Sefaz/MT e que não pratiquem as operações ou atividades enquadradas nas condições de obrigatoriedade de utilização da NF-e, devem enviar à GNFS requerimento fundamentado solicitando exclusão do credenciamento de ofício.

Os requerimentos a serem apresentados devem conter assinatura com firma reconhecida do contribuinte, de seu representante legal ou de procurador com poderes especiais.

As empresas dos segmentos obrigados a adotar a NF-e que não tiverem feito credenciamento voluntário até 1º de abril serão credenciadas automaticamente. E, caso não substituam as notas fiscais em papel (modelos 1 e 1 A), pagarão multa e terão suas mercadorias apreendidas. Isso porque, a partir daquela data, as notas fiscais em papel (modelo 1 e 1A) emitidas por tais setores serão consideradas inidôneas, ou seja, não terão mais validade.

Em Mato Grosso, a obrigatoriedade de utilização da NF-e a partir de 1º de abril valerá para os seguintes segmentos: fabricantes e distribuidores de cigarros; produtores, formuladores, importadores e distribuidores de combustíveis; transportadores e revendedores retalhistas (TRR); comércio atacadista em geral; frigoríficos e indústria de bebidas; comércio atacadista ou indústria madeireira ou moveleira; comércio, indústria ou exportação de soja; e estabelecimentos que realizem operações interestaduais ou de exportação com açúcar, álcool, algodão, arroz, borracha, couro bovino, laticínios, madeira, milho e soja.

CREDENCIAMENTO

Em Mato Grosso, o credenciamento voluntário para emissão da NF-e deve ser feito no Portal Estadual da Nota Fiscal Eletrônica, no endereço www.sefaz.mt.gov.br/nfe. O link para acessar o Portal da NF-e também pode ser acessado no Portal da Sefaz em www.sefaz.mt.gov.br, em banner localizado no canto superior direito da página.

O Projeto da NF-e é uma iniciativa da Secretaria da Receita Federal em parceria com as Secretarias de Fazenda dos Estados e grandes empresas voluntárias.

 
Versão para impressão!   Enviar Notícia!
Enviada por: SECOM - MT em 12/03/2008 15:18:24
E-mail: ai@fazenda.mt.gov.br
Quarta, 26 de novembro de 2014  



.::Galeria::.
Parceria TJ e Sefaz
[+] Outras galerias






Sistema de Informações Gerenciais do Governo de MT





Login FIPLAN


Licitação Profisco


Serviços INDEA


Agência Fazendária Virtual








Carta de Serviços ao Cidadão





Fale conosco























Atendimento Tributário






 
Av. Rubens de Mendonça nº. 3415 - Centro Político Administrativo
Cep. 78050-903 - Cuiabá-MT Fone: (65) 3617-2900
© Copyright 2004. SEFAZ-MT - Todos os direitos reservados