Procedimentos em Op...
 
Notifications
Clear all

Procedimentos em Operações Triangulares com Industrialização

2 Posts
2 Usuários
1 Reactions
49 Visualizações
Posts: 51
Topic starter
(@lilia_medice)
Estimable Member
Entrou: 2 anos atrás

Olá,

Gostaria de esclarecer dúvidas quanto à correta escrituração e procedimentos fiscais envolvendo operação triangular com industrialização por conta e ordem do adquirente.

Uma empresa que atua como indústria na operação descrita abaixo:

  1. O produtor rural realiza a venda para um comércio (adquirente), utilizando o CFOP 5122Venda de produção do estabelecimento remetida para industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente.
  2. Em seguida, o produtor rural emite uma segunda nota fiscal com o CFOP 5924Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente, com destino à empresa indústria.
  3. A indústria recebe a mercadoria diretamente do produtor e, paralelamente, o comércio (adquirente) emite uma NF de remessa para industrialização com CFOP 5901Remessa para industrialização.

Dúvidas:

  • Está correto o comércio (adquirente) emitir essa nota fiscal de remessa para industrialização (CFOP 5901) para a indústria, mesmo não havendo trânsito da mercadoria por seu estabelecimento?
  • Há necessidade dessa emissão, considerando que a mercadoria segue diretamente do produtor para a indústria?

Quanto ao retorno da industrialização, como proceder corretamente?

A indústria, ao finalizar o processo, emite:

  • NF com CFOP 5925Retorno de mercadoria recebida para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando aquela não transitar pelo estabelecimento do adquirente;
  • E NF com CFOP 5125Industrialização efetuada para outra empresa quando a mercadoria recebida para utilização no processo de industrialização não transitar pelo estabelecimento adquirente da mercadoria.

Gostaria de confirmar se essa estrutura de CFOPs e obrigações fiscais está correta e se há alguma orientação adicional quanto à documentação e escrituração nesse tipo de operação.

1 Reply
Posts: 2117
Usuário validado
(@aninha)
Famed Member
Entrou: 2 anos atrás

@lilia_medice, boa tarde!

Correto. Vide Informação em processo de consulta, INFORMAÇÃO N° 287/2024 - UDCR/UNERC, 

 

Responder
Compartilhar: