ESTOQUE DE PRODUTOS...
 
Notifications
Clear all

[Resolvido] ESTOQUE DE PRODUTOS COM ALTERAÇÃO DE TRIBUTAÇÃO DO ICMS

3 Posts
2 Usuários
0 Reactions
27 Visualizações
Posts: 212
Topic starter
(@luciane-cecilia)
Reputable Member
Entrou: 2 anos atrás

Boa tarde!

Comércio varejista com atividade no ramo moveleiro, devidamente inscrito no cadastro de contribuintes de Mato Grosso, enquadrada no regime tributário Lucro Presumido e optante pelo crédito outorgado junto a Sefaz/MT, identificou por meio de seu estoque de produtos, que alguns produtos destinados ao setor moveleiro como (dobradiças, corrediças, puxadores, tubos de aço, sistemas de gavetas e outros produtos), estavam sendo tributados "erroneamente" pelo ICMS-ST com recolhimento antecipado no Anexo X do RICMS/MT c/c Portaria n 195/2019 (VII-Materiais de construção e congêneres), sendo que de fato os respectivos produtos são tributados de ICMS, e não se enquadram no segmento materiais de construção.

Dúvidas:

  • Quanto aos produtos que constam em estoque, que foi recolhido o ICMS-ST pela entrada, e de fato são tributados de ICMS, o contribuinte tem direito a gerar o crédito de ICMS sobre esse estoque?
  • Se sim, qual alíquota considerar para o crédito?
  • Se sim, esse crédito poderá ser aproveitado integralmente ou deverá ser parcelado?
  • Qual é o código de ajuste que deverá ser utilizado na EFD?
  • No caso, se na legislação não possuir previsão legal para o crédito de ICMS sobre o estoque, a empresa pode deixar o estoque da forma que esta, e proceder com a emissão das notas fiscais de saída/venda sem destaque do ICMS, e mencionar observação: "Mercadoria já tributada por ICMS-ST na entrada, conforme legislação vigente."

Desde já agradecemos a atenção.

2 Respostas
Posts: 212
Topic starter
(@luciane-cecilia)
Reputable Member
Entrou: 2 anos atrás

Bom dia! Contribuinte continua no aguardo das orientações.

Responder
Simões
Posts: 1296
Admin
(@simoes)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

Bom dia

O seu questionamento tem conotação de interpretação da legislação de forma que orientamos fazer uma consulta tributaria formal via sistema e-process.

Responder
Compartilhar: